Ocorreu um erro neste gadget

sexta-feira, junho 15, 2007

Maneki Neko - Gato da Sorte





É o Gato da Sorte ou Maneki Neko. É um talismã muito comum no Japão, onde, em lojas ou restaurantes é colocada a estátua do gato com a pata levantada na entrada para atrair clientes e dinheiro. No Japão as pessoas têm uma enorme simpatia por gatos. Essa adoração por felinos tem origem numa antiga lenda sobre um gato que ficava na porta do templo Gotoku-ji e que, um dia acenou com uma pata para um senhor Feudal que passava por ali. Intrigado com a atitude do gato, o senhor Feudal seguiu o bichano templo adentro e segundos depois um raio caiu no exato lugar onde ele estava, fora do templo. Ficando com a fama de ter salvado a vida do homem, o gato foi considerado uma reencarnação da Deusa da Misericórdia, e virou símbolo de boa sorte. O Maneki Neko simboliza sorte e sucesso à pessoa que o possui.

terça-feira, junho 12, 2007

Mãe e filha




"Para os ouvidos de uma criança, 'mãe' é mágica em qualquer lingua."
--Arlene Benedict

Garden







domingo, junho 10, 2007

Macaco da sorte (Saru)



A palavra 'saru', em japonês, significa "macaco". No Japão, os macacos são considerados como "mensageiros de Deus". São conhecidos também como símbolos da sorte e proteção contra os infortúneos. O Saru carrega duas tábuas. Nelas estão inscritas os ideogramas "sorte" e "fortuna".

sábado, junho 09, 2007

Luar sobre o vilarejo (inédito)


Este é um cartão inédito.
Conforme combinado, será encaminhado apenas aos membros da comunidade que deixaram seus e-mails o respectivo diagrama.
Bom final de semana a todos!
Este diagrama não faz parte do "Aprendendo a fazer cartões em kirigami".

Sobre o Noshi


Cada cartão é envolto por uma tira de papel branco. Chama-se
Noshi.

Os
Noshi eram oferendas que se faziam nos templos, envoltos em papel, cuja função era separar o puro do impuro.

Utilizado até os dia de hoje, o Noshi é um ornamento colocado sobre o embrulho de presente, significando que a pessoa deseja muita fortuna para a pessoa presenteada. Os japoneses diziam que todo presente deveria ser embrulhado em papel puramente branco, e como não é possível, utilizasse o noshi simbolizando este branco do costume japonês. Veja a imagem. Os cartões, além do envelope e de terem capa-dura para proteção extra, recebem uma proteção simbólica, por meio do Noshi: fortuna e sucesso ao presenteado!