quinta-feira, março 29, 2018

Cartões da sorte - amuletos japoneses




São três cartões com amuletos japoneses: o macaco, o gato e o sapo.

A palavra 'saru', em japonês, significa "macaco". No Japão, os macacos são considerados como "mensageiros de Deus". São conhecidos também como símbolos da sorte e proteção contra os infortúneos. O Saru carrega duas tábuas. Nelas estão inscritas os ideogramas "sorte" e "fortuna".

o Gato da Sorte é o Maneki Neko. É um talismã muito comum no Japão, onde, em lojas ou restaurantes é colocada a estátua do gato com a pata levantada na entrada para atrair clientes e dinheiro. No Japão as pessoas têm uma enorme simpatia por gatos. Essa adoração por felinos tem origem numa antiga lenda sobre um gato que ficava na porta do templo Gotoku-ji e que, um dia acenou com uma pata para um senhor Feudal que passava por ali. Intrigado com a atitude do gato, o senhor Feudal seguiu o bichano templo adentro e segundos depois um raio caiu no exato lugar onde ele estava, fora do templo. Ficando com a fama de ter salvado a vida do homem, o gato foi considerado uma reencarnação da Deusa da Misericórdia, e virou símbolo de boa sorte. O Maneki Neko simboliza sorte e sucesso à pessoa que o possui.

Diversas culturas já reverenciam o sapo há séculos. Para os egípcios, ele estava associado à fertilidade. Em japonês, a palavra Kaeru significa Sapo e também retorno. Ele garante qeu seu dono volte para casa em segurança e que ele receba, outra vez, todo o dinheiro que tenha saido de sua carteira. O Kaeru simboliza o desejo de sorte e felicidade a quem você o presenteia. O ideograma que está no cartão significa Fortuna.