![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCPslU97uhX_EjmtRcuP6_BYvbnEj91DfahoZ6hWhcByaPIdI0AeAByYgJ_h_LhDhjUet_cCeZQI4ndRRqKYSPvtJ8Yf1zKmCF7pE1TpucO7JndKFVLAYjJ1gxY5AgxEOWJpcc/s400/maneki+neko+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPmWIS_BmUUf8dsADj_286pqABZ-gaWhulTv6UPEhQZTRl20PeTrxRpWqal27ggAX3bT9eSuZs8UycbGHF0cgVpFV1MTbrwRvUJHSOjnMPpIMIAuqlXs3ctpSIRfeqciPYrLZ5/s400/maneki+neko+1.jpg)
É o Gato da Sorte ou Maneki Neko. É um talismã muito comum no Japão, onde, em lojas ou restaurantes é colocada a estátua do gato com a pata levantada na entrada para atrair clientes e dinheiro. No Japão as pessoas têm uma enorme simpatia por gatos. Essa adoração por felinos tem origem numa antiga lenda sobre um gato que ficava na porta do templo Gotoku-ji e que, um dia acenou com uma pata para um senhor Feudal que passava por ali. Intrigado com a atitude do gato, o senhor Feudal seguiu o bichano templo adentro e segundos depois um raio caiu no exato lugar onde ele estava, fora do templo. Ficando com a fama de ter salvado a vida do homem, o gato foi considerado uma reencarnação da Deusa da Misericórdia, e virou símbolo de boa sorte. O Maneki Neko simboliza sorte e sucesso à pessoa que o possui.