Ocorreu um erro neste gadget

quinta-feira, abril 29, 2010

Que pena...


Muitas vezes temos recebido mensagens em nosso Blog nos solicitando informações sobre determinados cartões ou sobre nossos materiais. Infelizmente, várias dessas mensagens não são acompanhadas de e-mail para retorno, o que impossibilita que possamos enviar as respostas desejadas.


Pedimos, por gentileza, que ao enviar uma mensagem e desejar algum tipo de informação, que deixe um e-mail para contato.


Um grande abraço


Ateliê LumiArte

domingo, abril 11, 2010

Koinobori


No Japão, no dia 5 de maio, famílias com filhos homens hasteiam sobre um mastro de bambu, o Koinobori, que é uma carpa colorida de tecido ou papel. Quando o Koinobori é visto tremular junto ao céu azul tem-se a impressão de estar vendo uma carpa nadando contra a correnteza.

O Koinobori representa o Dia dos Meninos, e a carpa é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso.

Esse peixe consegue nadar e subir correntezas e cataratas sem a ajuda de ninguém, e numa fábula chinesa, a valente carpa se transforma num dragão no final da escalada.

Os atributos que a carpa simboliza parecem virtudes militares (persistência, coragem, sucesso), e de fato, ela está em algumas lendas que falam de guerras ocorridas num período remoto, tanto é que nos santuários do deus da guerra, Hachiman, são distribuídos amuletos em forma de carpa.

A prática de hastear o Koinobori surgiu no século XVII entre os plebeus urbanos, que resolveram apresentar uma alternativa ao costume dos samurais de exibirem suas armas e armaduras no Dia dos Meninos. Além de ser mais simples, a carpa de tecido simbolizaria os mesmos valores pretendidos pelos guerreiros sem ser tão ostensivo.

Fonte: www.culturajaponesa.com.br